O que um dispositivo TDS lhe diz?
Todos nós queremos saber o conteúdo do que estamos consumindo. Vamos ser sinceros, a maioria de nós lê os rótulos das embalagens de alimentos porque não queremos encher o corpo com lixo. Por que isso não deveria acontecer com os líquidos que ingerimos? Além disso, se você investiu em um sistema de purificação de água, também quer saber se ele está funcionando bem. Você não deveria ir em frente e testá-lo com um dispositivo TDS (Total Dissolved Solid), então? A resposta simples é: Não. Continue lendo para descobrir por que e o que um dispositivo TDS lhe diz exatamente?
O que é um equipamento TDS?
Um dispositivo de medição TDS, abreviação de Total Dissolved Solids, é um pequeno aparelho portátil que pode ser facilmente colocado em um copo de água (filtrada ou direto da torneira). Em seguida, ele fornece uma leitura, informando quantos desses sólidos foram detectados em sua amostra de água. Simples! Exceto, não é tão simples.
Embora um medidor de TDS realmente meça a quantidade de sólidos dissolvidos, como minerais, sais e metais, é crucial não equiparar tais sólidos com substâncias nocivas. O que um TDS não lhe diz é o que são esses sólidos – e se você os quer em sua água. Na verdade, muitos minerais benéficos se dissolvem na água e, portanto, são incluídos nos resultados do medidor TDS.
Que tipos de sólidos acabam na minha amostra de água?
Todos nós já ouvimos o termo “água mineral”. Quando a água se move sobre montanhas e rochas, ela passa por muitos minerais. A quantidade exata e a natureza destes dependem do tipo de terreno que percorre. Se a água correr sobre rochas como calcário, giz ou gesso, ela conterá minerais como cálcio e magnésio. Este é um processo completamente natural e, de fato, significa que nossa água tem o sabor que esperamos, alterando levemente o pH do que bebemos.
Esses minerais não são prejudiciais ao corpo humano. Na verdade, eles são completamente essenciais! A água da torneira média contém cerca de 3mg de cálcio por 100ml. Já o leite tem cerca de 40 vezes mais do que isso – e todos sabemos dos benefícios de dar um copo de leite às crianças, “pelo cálcio”.
Que sólidos podem ‘contaminar’ a minha água?
Claro, nem todos os sólidos dissolvidos são benéficos. Alguns minerais, como alumínio, cromo e chumbo, também podem se dissolver e contaminar a água potável. O processo pelo qual isso ocorre está longe de ser natural – ou desejável. Sais de alumínio às vezes são adicionados durante o processo de tratamento da água e são usados para remover microorganismos (outro “indesejável” e que, ironicamente, não será registrado em um dispositivo TDS!). O alumínio também pode penetrar no abastecimento de água pelos canos usados para transportá-lo.
O cromo também pode chegar às fontes de água, lixiviando tintas, corantes e conservantes. Dissolve-se facilmente em água e pode, portanto, ser detectado por um dispositivo TDS. Chumbo, um dos sólidos mais nocivos que podem contaminar nosso abastecimento de água, também produzirá uma leitura alta em um dispositivo TDS. Claro, este é realmente um contaminante que queremos saber, mas um dispositivo TDS não é o equipamento mais adequado para fazer isso.
Devo usar um dispositivo TDS em água filtrada por gravidade?
NÃO é eficaz usar um medidor TDS para “medir” a água que foi filtrada por carvão ativado e/ou cerâmica.
Por que?
Elementos filtrantes de carbono e/ou cerâmica não filtram sólidos dissolvidos. O uso de um dispositivo TDS só é aconselhável em combinação com um sistema de filtro de água de Osmose Reversa e produtos ZeroWater.
O uso de um filtro de água de bancada garante que a água que você bebe seja segura e livre de uma variedade de contaminantes nocivos, como metais pesados e microplásticos. Você pode encontrar uma ampla variedade de dispositivos de filtragem de água doméstica em nossa página da loja para encontrar um que atenda às necessidades de sua casa ou escritório.
Tenha cuidado ao testar sua água filtrada com um dispositivo TDS. Como vimos, os resultados não diferenciam entre contaminantes nocivos (que são removidos por filtração) e minerais benéficos que ocorrem naturalmente. Eles permanecem na água filtrada e aumentam o sabor e os benefícios para a saúde da sua bebida.
É uma armadilha simples para cair: assumir que quaisquer sólidos dissolvidos na água potável são prejudiciais à nossa saúde. Não há uma maneira fácil de saber se uma leitura alta em um dispositivo TDS se deve a minerais naturais ou metais pesados tóxicos – a única maneira de descobrir isso seria por meio de testes de laboratório.
Muitos de nós ingenuamente compramos um dispositivo TDS para avaliar nossa água potável, acreditando que uma leitura alta indica uma amostra de água contaminada, prejudicial à nossa saúde e, portanto, deve ser evitada. O fato é que, embora esses dispositivos portáteis e baratos possam nos informar sobre a quantidade de sólidos dissolvidos na água, eles não nos dizem quais são esses sólidos. É uma suposição séria de se fazer, que quanto maior a leitura, pior a qualidade da água. Isso simplesmente não é verdade; muitos minerais vitais e procurados são encontrados na água filtrada – e é exatamente por isso que um sistema de purificação de água de bancada não os remove! No entanto, remove contaminantes nocivos. Só que um dispositivo TDS não é a ferramenta de que você precisa para saber quantos.
Como faço para testar se meu filtro de água está funcionando corretamente?
Se você quiser testar seus elementos de filtro, há várias maneiras de fazer isso;
- Pelo cheiro
A maioria das pessoas compra um filtro de água para remover o cloro da água. Se os elementos filtrantes estiverem esgotados significa que já não filtra o Cloro e por isso tem o mesmo cheiro que saiu da sua torneira.
- Por coloração artificial
Coloque de 3 a 4 gotas de corante alimentício artificial (vermelho) no filtro de água. Se os elementos do filtro estiverem funcionando corretamente, ele poderá remover a coloração. Certifique-se de que é corante alimentar artificial.
Notícia importante!
Em qualquer caso, certifique-se de substituir seus elementos filtrantes adequadamente conforme especificado pelo fabricante.
Muitos filtros de água por gravidade e seus elementos filtrantes funcionam por adsorção, o que significa que contaminantes nocivos se adsorvem à superfície do elemento filtrante. À medida que um elemento filtrante envelhece, sua capacidade de superfície de adsorção reduz até um ponto em que não há superfície para adsorver elementos.
Isso significa que os elementos nocivos que anteriormente eram absorvidos agora podem passar facilmente pelo elemento filtrante. Nesses casos, você corre o risco de beber água “filtrada” contaminada, que provavelmente está mais contaminada em comparação com a água não filtrada que você depositou.
Boa filtragem!
Filtro Água